Como saber se já está na hora de trocar o pneu da minha moto ?

T.W.I (Tread Wear Indicators) – Este é o indicador de desgaste de pneu. A marca na lateral ajuda a encontrar o ponto de verificação.

Uma dúvida muito comum entre nossos clientes é justamente saber se já está na hora de trocar os pneus da motocicleta e esse post visa ajudar a sanar estas dúvidas.

Todo pneu fabricado dentro dos padrões apresenta indicadores de desgaste do pneu, que usam a sigla em inglês T.W.I (Tread Wear Indicators), que nada mais é do que uma marca que nos ajuda a visualizar o desgaste do pneu.

Encontrando o T.W.I na lateral do pneu fica fácil encontrar o indicador de desgaste no meio e laterais do pneu.

O primeiro passo é encontrar na lateral do pneu a inscrição T.W.I e feito isso encontre o indicador de desgaste no centro e laterais do pneu. se o desgaste do pneu já atingiu esse indicador, ou seja, a banda de rodagem está na mesma altura do indicador significa que é hora de trocar seu pneu.

Evite riscos a sua segurança e também de tomar multas, mantenha sempre os pneus com a calibragem correta e utilize as medidas recomendadas pelo fabricante.

Até a próxima !

A importância das revisões e manutenções preventivas

Neste caso o rolamento da roda estourou e já estava sem metade das suas esferas

 

Muitas vezes quando olhamos o plano de revisão e manutenção de uma motocicleta podemos ter a falsa sensação que é desnecessário trocar uma ou outra peça porque a aparência atual dela é boa ou porque ainda não está apresentando nenhum problema, mas não se engane, esta tabela foi projetada e desenvolvida por engenheiros que analisaram a vida útil dos diversos componentes do veículo e após inúmeros testes eles fazem um cálculo para troca do componente com certa margem de segurança.

Portanto mantenha sempre as revisões de sua motocicleta em dia para evitar surpresas desagradáveis ou até acidentes.

é isso aí ! Até a próxima

Combustível adulterado danifica componentes do sistema de injeção eletrônica?

Essa semana passou por nossa oficina um caso típico de moto que utilizou combustível adulterado. Ela chegou apresentando um funcionamento péssimo, falhando e morrendo o tempo todo.

Quando retiramos o sensor híbrido e verificamos as guarnições elas estavam simplesmente derretidas, compromentendo todas as leituras do sensor e deixando assim o seu funcionamento instável.

As motos dotadas de injeção eletrônica são muito sensíveis a eventos como esse e um combustível adulterado pode rapidamente danificar as borrachas de vedações dos sensores ou até mesmo danificar outros componentes.

 

 

Por isso nossa dica é: Tente abastecer sempre em um posto onde você conheça a procedência, porque tem muito posto vendendo gasolina adulterada por aí.

Abraços a todos e até a próxima.

O que acontece com o combustível quando não usamos nossa moto ?

Muitas vezes somos obrigados a deixar nossas queridas motocicletas sem usar por períodos prolongados e aqui vai uma pequena amostra do que pode ocorrer com os componentes da moto. Aqui neste exemplo uma moto que ficou um ano parada, todo o combustível do carburador virou essa enorme massa promovendo danos a vários componentes e entupindo as passagens de combustível do carburador. Em motos injetadas já vimos casos em nossa oficina do bico injetor “travar” e parar de injetar combustível, então a dica que podemos deixar é: Nunca deixe de andar com sua moto ! Pelo menos uma vez por semana ande com a moto pelo menos meia hora e sempre renove o combustível. O ideal mesmo é andar sempre !

Abraços a todos e até a próxima.